domingo, 15 de março de 2015

Rolando na Vitrola: Beck Bogert & Appice - Beck Bogert & Appice (1973)


Em meados da década de 1960, o guitarrista Jeff Beck resolve trabalhar com o baterista Carmine Appice e também com o baixista Tim Bogert, e durante 1967 acontecem algumas reuniões, mas as sessões de ensaio foram rolar somente em 1969, Jeff Beck, nessa altura já estava estabelecido em sua carreira e já tinha lançado o álbum Truth de 1968, com Rod Stewart nos vocais, e estava com Beck-Ola na agulha que seria lançado em 1969, ficou extremamente contente com a dupla não perdeu tempo para confirma-los em sua banda. 



Já convicto de sua escolha e com os detalhes acertados, ele e seu empresário Peter Grant iniciaram o processo de negociação dos contratos, mas só que no mesmo mês o guitarrista teve de adiar os seus planos, pois se envolveu em um sério acidente automobilístico, fato que pôs fim ao Jeff Beck Group, que ressurgiu em 1971 após a recuperação do guitarrista e além dos membros já contratados foram adicionados o tecladista Max Middleton e o vocalista Kim Milford, que posteriormente foi substituído por Bobby Tench.


Depois da digressão avassaladora que sacudiu os Estados Unidos e a Inglaterra, o grupo se mantém como power trio, o tecladista pulou fora do barco. O fim do Cactus (que deixou quatro álbuns gravados) deixaram as coisas mais práticas para Carmine e Bogert poderem se estabilizar ao lado de Beck nessa nova empreitada que ainda chamava-se Jeff Beck Group, mas algumas mudanças estavam em curso.  No final de 1972, o grupo entra em estúdio para gravar o seu primeiro trabalho em estúdio, cujo processo de gravação durou de dezembro de 1972 a janeiro de 1973, e o álbum chega às prateleiras das lojas norte americanas em março, enquanto na Inglaterra o álbum foi lançado em abril.

Enfim, o disco, o primeiro do power trio que a partir de então passava a chamar-se Beck Bogert & Appice trazia composições no melhor do estilo hard rock, a abertura fica por conta de Black Cat Moan e seu estilo blues e slide guitar. "Superstition", é um cover de Steve Wonder, acabou tornando-se o grande hit do álbum e também o primeiro single é um exemplo de com os caras andavam nas alturas, e na lista de destaques o álbum ainda despeja as faixas "Why Should I Care" é um rock and roll típico daqueles tempos de melodias grudentas e "Livin´Alone" e seu blues/rock de garagem alucina com seus riffs, um primor de canção. "Oh To Love You"também é uma balada romântica e conta bom boas linhas de piano.     


A balada "Sweet Sweet Surrender" é pefeita para os casais de namorados ouvirem juntos, bem coladinhos. "I'm So Proud" é outra balada emocional bem romântica de melodias cativantes que encerra muito bem o álbum. No rock de "Lady" a seção rítimica remte direto ao Cream até parecer que é uma posição dos caras parece um alucionógeno. "Lose Myself With You" faz esse álbum brilhar e faz você pagar o concerto duas vezes. O álbum obteve boa aceitação e o sucesso comercial foi apenas passo natural e os frutos se traduziram nas paradas norte americano com a conquista da 12º posição enquanto no Reino Unido ficou com a 28º posição.  

O processo de digressão começou antes do lançamento do álbum de estreia, o trio cansado dos trabalhos de estúdio resolve cair na estrada para iniciar o processo de divulgação do primeiro álbum, o começo da turnê aconteceu no Reino Unido e depois passou pela França onde se apresentaram no programa Pop TV Deux, e em março foram para terra do Tio Sam onde fazem apresentações em Boston passando também pelo Havaí, no mês de maio se apresentam no Japão. Em julho depois de três meses de o primeiro álbum ter sido lançado, voltam Europa para continuar a turnê passando pela Alemanha Ocidental, Holanda passando novamente pela França.

Ainda em 1973 lançam o primeiro álbum ao vivo (que conta com o mesmo título do álbum de estúdio mudando apenas a cor da capa que neste caso é vermelha), no Japão que consiste em uma compilação das apresentações feitas em Osaka durante a turnê feita em maio, que captam e reflete o bom momento vivido pelo super grupo nos palcos, pois ali esta registrada a toda energia e poder da artilharia emanada pelos músicos que não economizavam nos fraseados pesados de sua guitarra, baixo e bateria mostrando o poder de sedução de sua música. 

Como Jeff Beck havia se mandado sem mais nem menos banda, durante as gravações de seu segundo álbum a banda caminhava para encerrar as atividades, mas antes disto acontecer em definitivo, aconteceu à última turnê e banda mais uma vez tocou no Reino Unido e em solo britânico fizeram uma apresentação no Rainbow Theatre, que foi transmitido na integra e acabou posteriormente registrado como álbum ao vivo no formato bootleg. E finalmente depois de vários rumores e especulações sobre o fim do power trio o baixista Tim Bogert em vem a público e apenas confirma o fim precoce de um dos maiores power trios da década de 1970, que pelo menos nos deixa um legado obrigatório para os fãs da música pesada.

Lista de músicas:

01 Black Cat Moan 
02 Lady 
03 Oh To You Love 
04 Superstition
05 Sweet Sweet Surrender 
06 Why Should I Care 
07 Lose Myself With You 
08 Livin' Alone 
09 I'm So Proud  

Nenhum comentário:

Postar um comentário