Anos de 1970, o Brasil passava por
sua fase mais sombria com a Ditadura Militar e o seu terrorismo como política
de Estado para calar a boca da sociedade, porém o país tupiniquim vivia forte efervescência
cultural e muita coisa bacana surgiu e na música aqui se falava muito alto com
a Bossa nova, a Tropicália, o Samba e a Jovem Guarda.
Nas terras do norte, os americanos tinham suas grandes bandas e os ingleses eram os reis do gênero (rock) e exportavam sua música para os outros continentes para milhares de jovens. Essa turma brasileira não apresentava um material copiado muito pelo contrário os discos apresentavam influências gringas sim, mas eram repletos de originalidade e brasilidade eis o grande diferencial brasileiro.
Jorge Ben nos anos de 1970 lançou um dos
maiores discos daqueles tempos, o cara usou e abusou do samba e o transou com o
soul e o funk, o pop também e as letras esotéricas expressavam essa nova
mutação sonora dando origem ao samba rock. Tem também nessa miscelânea o flerte
com psicodélico e o experimental.
Criou-se em A Tábua de Esmeralda uma
sonoridade que foge do banal e que jamais se encontra de braços dados com a
superficialidade, o disco em questão é um monumento da boa música brasileira em
todos os tempos. São doze músicas que se
desenrolam pelos poucos mais de trinta e oito minutos da obra do carioca, que
deixam no ouvinte a sensação de quero mais como se fosse um vício e uma
necessidade de repetição que não causa enjoo.
É um disco para refletir e pensar a
musicalidade brasileira e a sua riqueza e também o escopo de ação das letras,
pois não é só de esoterismo que se trata como diz “Errare Humanum Est”, e sim
de críticas sociais (político-históricas) como que seus ouvidos vão encontrar
em “Zumbi” e “Eu vou Torcer”, mas também tem o lado poético que faz graça em “O
Namorado da Viúva” pelo seu jogo de palavras muito bem encaixado e a última “Cinco Minutos (5 Minutos)” pelo ritmo
forte de samba que marca o disco inteiro, o lado romântico você curte em “Minha
Teimosia, uma Arma para te Conquistar” que também é poética, e expressa a bem a
qualidade de A Tábua de Esmeralda.
Ao contrário do que se pensa a década de 1970, apesar da censura e das políticas de mal estar social, das torturas e mortes nos calabouços da ditadura, também teve seus bons momentos nas artes e na música um exemplo é Jorge Ben e sua Tábua de Esmeraldas que foi um dos melhores álbuns da década de 1970 assim como os clássicos dos Norte Americanos e Britânicos que dominavam as paradas e tiveram que se acostumar com o som brasileiro invadindo suas frequências radiofônicas mostrando a riqueza da música brasileira.
Lista de músicas:
A1 Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas
A2 O Homem da Gravata Amarela
A3 Errare Humanum Est
A4 Menina Mulher da Pele Preta
A5 Eu Vou Torcer
A6 Magnólia
B1 Minha Teimosia, Uma Arma Para Te Conmquistar
B2 Zumbi
B3 Brother
B4 O Namorado da Viúva
B5 Hermes Trimegisto e a Sua Celeste Tábua de Esmeralda
B6 Cinco Minutos (5 Minutos)
Ao contrário do que se pensa a década de 1970, apesar da censura e das políticas de mal estar social, das torturas e mortes nos calabouços da ditadura, também teve seus bons momentos nas artes e na música um exemplo é Jorge Ben e sua Tábua de Esmeraldas que foi um dos melhores álbuns da década de 1970 assim como os clássicos dos Norte Americanos e Britânicos que dominavam as paradas e tiveram que se acostumar com o som brasileiro invadindo suas frequências radiofônicas mostrando a riqueza da música brasileira.
Lista de músicas:
A1 Os Alquimistas Estão Chegando os Alquimistas
A2 O Homem da Gravata Amarela
A3 Errare Humanum Est
A4 Menina Mulher da Pele Preta
A5 Eu Vou Torcer
A6 Magnólia
B1 Minha Teimosia, Uma Arma Para Te Conmquistar
B2 Zumbi
B3 Brother
B4 O Namorado da Viúva
B5 Hermes Trimegisto e a Sua Celeste Tábua de Esmeralda
B6 Cinco Minutos (5 Minutos)
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